PRIMEIRO DIA
Foi graças ao hub da Copa Airlines, que fica na Cidade do Panamá e permite a parada gratuita na cidade, que decidimos aproveitar para conhecer o famoso canal e os pontos turísticos da cidade, ao final da viagem a Cuba e México. Tínhamos disponível 01 dia e 01 noite, e de acordo com os relatos de alguns blogs, seria suficiente. Para ganhar tempo, já contratamos com o táxi que nos levou do aeroporto ao hotel, a ida para o canal. Calculamos um tempo razoável, para deixar as malas, tomar um banho e almoçar. Mas infelizmente não tivemos sorte, pegamos um trânsito enorme e quando chegamos na eclusa de Miraflores, já estava fechada(fecha as 16:30). O Canal do Panamá possui 03 eclusas, 01 do lado do oceano Atlântico(Gatún) e duas do lado do Oceano Pacífico, próximas a cidade do Panamá(Miraflores e Pedro Miguel Locks). A Eclusa de Miraflores, é a que tem maior estrutura turística, museus, restaurante e terraço panorâmico. Como perdemos a hora na de Miraflores, o motorista nos levou até a de Pedro Miguel Locks, bem menor, com apenas uma porta de aço. Mas não ficamos satisfeitos, porque apesar de ver o navio mais de perto, através do alambrado, não dá para se ter uma idéia de como funcionam as eclusas, então preferimos voltar no dia seguinte.

Deixamos a eclusa e decidimos aproveitar o resto do dia, com o seguinte roteiro: o Casco Antíguo, e o centro de compras, não que estivesse pensando em fazer compras. A ideia não era perder tempo fazendo compras, mas conhecer o tão falado paraíso fiscal da Cidade do Panamá. Seguimos primeiro para o Casco Antíguo, que é o bairro histórico da cidade, e nomeado pela UNESCO, Patrimônio Cultural da Humanidade, em 1997. O Centro histórico fica numa posição estratégica, perto do mar e com vista para o outro lado da cidade, a parte moderna.
Depois de caminhar pelo centro histórico, parar para um lanche, na praça cheia de bares e restaurantes, seguimos para conhecer o centro comercial. O motorista nos deixou em meio aos Shopping Centers, escolhemos um para explorar. Como fazer compras, não é muito minha praia, principalmente em viagens, olhamos aqui e ali, comparamos alguns preços e chegamos a conclusão, que fazer compras ali não era tão vantajoso assim. Depois fiquei sabendo, que o paraíso fiscal, na realidade, fica em Colón, a uma hora de trem, não é muito agradável e é muito perigoso. Comprei um chapéu do Panamá, para levar de presente, mas que na realidade é fabricado em Cuenca, no Equador. Encerramos nosso primeiro dia e voltamos para o hotel.