Eu estava tão obcecada com a história de Cuba, que tinha até esquecido que estava no Caribe. Ainda mais, porque na parte central de Havana, apesar de cercada pelo mar, praticamente todos os trechos estão tomados pelas pedras, e tudo que vemos são pescadores, e nenhum banhista. No entanto, não longe de Havana, a apenas 20km, estão as Playas del Este: Bacuranao, Tarará, Mégano, Santa María del Mar (a melhor e mais concorrida), Boca Ciega y Guanabo, belíssimas, com suas areias brancas e águas azuis, não tem como esquecer que estamos no Caribe!
O acesso às praias é facílimo, é só se dirigir a Praça Central e tomar o ônibus turístico T3, O ticket custa 5 CUCs, e é válido para o dia todo. No trajeto, em torno de uma hora, dá para se ter um outro olhar sobre Cuba, menos turístico e mais doméstico, com muitas residências, principalmente casas de veraneio. Verificamos que havia muitas casas vazias, além de se perceber a ocupação militar em algumas delas. Seguimos no ônibus até quase a última parada para dar uma geral, antes de descer e iniciar o passeio. Queríamos apenas conhecer as praias, pois para tomar banho de mar, a logística é outra. Caminhamos pela praia até o sol permitir, e colocamos os pés naquele água azul para o devido batismo caribenho. Paramos em um barzinho para uns petiscos de lagosta, e piña colada.
As Playas del Este não são tão famosas quanto Varadero, Cayo Largo, Playa Paraiso, Cayo Guillermo e outras, mas são lindíssimas e se a viagem não for para alem de Havana, é mais do que recomendável!