ITÁLIA: Herculano e Pompéia

Padrão

                              Numa noite do mês de outubro, mais precisamente no dia 24, do ano 79 da era cristã, segundo descobertas mais recentes, Vesúvio explodiu, destruindo e soterrando algumas cidades italianas(Pompeia, Herculano, Oplontis, Stabiae e Boscoreale). Estas cidades só foram descobertas no século XVI, quando o arquiteto italiano Domenico Fontana tentou abrir um túnel no monte La Civita. Mas as escavações só começaram em 1738 a mando do Rei da Espanha Carlos III. Hoje, é um parque arqueológico protegido pela UNESCO. E era um dos lugares que havia listado para conhecer, e que estava no meu roteiro nessa viagem. As ruínas de todas essas cidades, acima listadas, estão abertas a visitação, porém para fazer um bate e volta a partir de Nápoles, como fizemos, só dá para visitar duas. Decidimos visitar Herculano e Pompéia. Para chegar lá, pegamos a linha Circumvesuviana de trem, e descemos primeiro em Herculano, pois sabia que era menor, paramos na estação Ercolano Scavi, e depois de pegar o mesmo trem continuamos, e descemos em Pompei – Scavi villa dei misteri.  

HERCULANO

                   A nova cidade de Herculano foi construída em cima das ruínas da antiga. Chegando na estação, só precisamos seguir em frente, e logo já avistamos o sítio e as ruínas, ao mesmo tempo em que temos uma visão fantástica do mar.

Herculano

Herculano

Visão das ruínas com o mar ao fundo

                          Nós não chegamos a descer para o sítio arqueológico onde estão as ruínas, pois achei que ficaria muito cansativo, uma vez que ainda iríamos para Pompéia, e que não posso negar que era meu foco, além de ser bem maior, do que Herculano. Mas me arrependi deveria ter descido lá também, pois devido a circunstâncias naturais, a cidade ficou mais preservada. Como o vento soprava para o outro lado, logo que houve a explosão do Vesúvio, formou-se uma coluna de cinzas muito aquecidas que atingiu a cidade, ficando soterrada. No entanto, as cinzas preservaram os prédios.

                            Mas na hora, não pensei nisso. Eu já estava tão deslumbrada com o que estava vendo, a paisagem, as ruínas e a presença do Vesúvio lá no fundo, que achei que era suficiente. Mas escrevendo o post, e depois de ver algumas fotos das pinturas, bateu o arrependimento. Mas enfim, seguimos em frente.

POMPÉIA

                          Voltamos para a estação, pegamos o mesmo trem e descemos na estação Pompei – Scavi villa dei misteri. A essa altura a fome já estava batendo, então foi só escolher o local para comer. E olha que acertamos, pois acho que foi um dos melhores nhoques que já comi. Depois seguimos para o parque. Anteriormente, ainda em Nápoles, tínhamos visitado o Museu Arqueológico, e além das muitas estátuas e objetos que foram retirados das ruínas, assistimos uma animação que simula como seria a cidade antes da explosão. É incrível!

Início da caminhada e primeiras impressões

 

Abaixo dois exemplos de casas típicas romanas: Casa della Fontana Piccola e Casa della Caccia Antica

Casa Fontana Piccola – fonte ao fundo

Casa della Fontana Piccola

Muro della Caccia antica

Interior da casa della caccia antica

Detalhe da pintura da casa della caccia antica

Casa della caccia antica

                           Não dá para explorar toda a cidade, é muito grande! E a parte descoberta representa apenas um terço do que era a cidade na época da explosão do vulcão. É indescritível a sensação de voltar no tempo, percorrendo as ruas de pedra e imaginar como seria a vida naqueles dias. E o mais incrível é olhar para o Vesúvio, ali na frente, o tempo todo olhando para gente! E pensar na força que ele tem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s