Zimbábue

Padrão

IMG_1252                    A simpatia pelo país, se iniciou a partir da canção de Bob Marley, “Zimbabwe”, que eu conhecia por ser fã do cantor, embora ainda não tivesse atentado para a letra e muito menos associado à história do país. Desconhecia também o envolvimento de Bob Marley na política do país, e de sua militância no continente africano, nos seus últimos anos de vida. Ele tocou  “Zimbabwe” num concerto no dia da independência do país, 18 de abril de 1980.

             Depois da independência da Rodésia do Norte, território da Zâmbia, os conflitos no Zimbábue culminaram com uma guerra civil.  Os partidários da União Nacional Africana do Zimbábue (ZANU) partiram para a luta armada. Comenta-se que  Bob teria ajudado a estreitar relações que permitiram o fornecimento de armamentos aos rebeldes do país, que lutavam contra os ingleses. A trégua só viria em 1980, quando a ONU e a Grã-Bretanha reconheceram oficialmente a independência do Zimbábue.

              No romance de Irene Sabatini, autora revelação do Orange Award 2010, “O Garoto da Casa ao Lado” a história de Lindiwe, uma jovem negra, com Ian McKenzie, vindo de uma problemática família branca, se inicia logo após a independência do país. Ao longo do livro, vamos acompanhando a atribulada luta do país para conseguir uma identidade, iniciada a tão pouco tempo com sua independência, da mesma forma que acompanharemos as dificuldades encontradas pelos dois jovens, para viverem e eternizarem o amor, num país marcado pelos preconceitos sociais e raciais. É uma leitura de pegada, não consegui parar de ler, nem de torcer por Ian e Lindiwe, acompanhando-os nos cenários fascinantes do Zimbábue.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s