Papua-Nova Guiné

Padrão

  PNG1      Quando iniciei as pesquisas sobre Papua Nova Guiné, fiquei bastante desanimada, pois a maioria das informações encontradas abordavam a violência no país, algumas eram mesmo inacreditáveis, como a prática do canibalismo. Mas então encontrei esse post aqui no blog gabriel quer viajar, que mostrava o outro lado de Papua Nova Guiné, que é de uma beleza impressionante, com uma enorme variedade, de pássaros (760) que só existem lá, de animais, de plantas, de grupos tribais (em torno de 700), de línguas (mais de 800), e de muitos outros motivos para se conhecer esse maravilhoso país. Então, sim, me animei para mergulhar no livro escolhido.

            Night Dreams of Passing Memories, de John Kadiba é um relato autobiográfico. No livro o autor recorda por meio de sonhos, os momentos mais marcantes de sua vida. A infância vivida na aldeia de Ilai, e a luta do pai, analfabeto, para que pudesse estudar e assim ter acesso ao mundo dos “brancos”; relata a maratona que teve que enfrentar nos estudos até o PHD e a luta para conseguir um bom padrão de vida para sua família; as discriminações dos colonizadores brancos contra os nativos, e a violência na capital Port Moresby. Só percebemos o tamanho do desafio que Jonh Kadiba teve que vencer, quando mergulhamos na sua história e conhecemos em detalhes como era a vida na sua aldeia, o que teve que enfrentar para avançar nos estudos, a dificuldade para estudar em outra língua e as discriminações no trabalho . Mas por outro lado também fica evidente, o quanto ele se sente impotente com a situação atual do país, e culpado por ter emigrado e passado um bom tempo sem retornar a sua aldeia.

            Através do relato de Kadiba, é possível viajar até Papua Nova Guiné, e conhecer um pouco da história e cultura do país. Não chega a ser um relato empolgante, mas se enquadrou bem no projeto #198livros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s