Enquanto descrevia encantada, toda a beleza de Pula, meu marido perguntou: “- Mas por que Pula?” Realmente, a pergunta é pertinente, eu mesma nunca tinha ouvido falar dessa cidade, até descobrir que era um dos destinos da Ryannair. Depois de ver que a cidade ficava na Croácia e de mais algumas pesquisas, voilá, estava decidido o destino do feriadão do dia 08 de maio, aqui na França.
Pula, também conhecida como a Toscana Croata, fica na península de Istria, no norte da Croácia, às margens do Mar Adriático. A história de Pula data de um período bem anterior a época de Cristo; foi importante centro administrativo no período do império romano; foi o principal porto do império austro-húngaro, e foi nas ilhas adjacentes, do arquipelágo de Brujuni, que Tito fez sua residência privada, onde recebia além de chefes de estado, gente famosa como Sofia Loren e Elizabeth Taylor.
A única dificuldade no meu caminho foi o medo de viajar sozinha, mas com determinação e alguns empurrões me joguei na aventura. A Ryannair, sai do aeroporto de Beauvais, que também não conhecia, mas que, embora seja longe(uns 70 km), é de fácil acesso. Existe um ônibus expresso, que sai direto do estacionamento do Palais de Congrès, estação Porte Maillot da linha 1 do metrô. Ao descer do metrô, é só procurar as placas indicativas do caminho e os companheiros de viagem, puxando suas malinhas(isso porque se você tiver que despachar a bagagem, vai pagar por fora).
Daí em diante, foi só acertar o relógio para não perder a hora, por causa da distância, e seguir em frente. O aeroporto de Beauvais parece uma rodoviária, cheio de gente, um tumulto.
Fiquei 3 dias na Croácia e, para o post não ficar cansativo de ler, vou dividir por dia.
Fui…..