Cuba

Padrão

Cuba0674Assim que marquei minha viagem para Cuba, coloquei esse pais na ordem do dia, pois penso que, conhecer a historia do país antes de visitá-lo, é essencial para entender, e viver, o que está diante dos nossos olhos. Escolhi A Neblina do Passado, de  Leonardo Padura, na verdade, acho que ele me escolheu. Depois de haver folheado o livro na Livraria Cultura, não consegui mais deixar de achar natural, que fosse o representante de Cuba.

Jornalista, escritor e diretor de cinema, Padura, nasceu em Havana, em 1955, onde mora até hoje. Em entrevista recente, ao lhe perguntarem se não sairia de Cuba, respondeu que não tinha interesse: “É de Cuba que tiro a substância para a minha literatura e o meu jornalismo” . Esteve recentemente no Brasil, para participar da ultima edição da FLIP.

O romance é ambientado em Havana, no verão de 2003, e conta a história de Mario Conde, investigador desiludido, que abandonou a polícia a mais de 14 anos, e desde então vive da compra e vendas de livros usados. Um dia, em busca de mercadoria para trabalhar, se depara com uma biblioteca, que tem um acervo de valor incalculável, e que pode garantir sua existência por um bom tempo. Enquanto folheia um dos livros, encontra uma reportagem sobre uma cantora de bolero, Violeta del Rio, a famosa “Dama da Noite” na qual anuncia precocemente o fim da sua carreira. Atraído pela beleza e voz da cantora, não consegue frear seu instinto de detetive, e segue atrás de pistas que o levem até ela. Na busca para conhecer a história de Violeta del Rio, ele vai mergulhando na própria história de Havana, suas noites mágicas e coloridas nos anos 50, a enorme especulação imobiliária, a revolução, o período “especial” da recessão, chegando até os dias atuais. Conde conta com a ajuda dos seus grandes amigos, tanto para ir atrás de sua trilha de suspense, quanto para dar humor e leveza a história. Sem dúvida um grande romance.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s