República Dominicana

Padrão

51BZ1ld66cL._SX331_BO1,204,203,200_Mais um destino caribenho, para deixar a gente sonhando com suas areias brancas,  águas azuis e transparentes.  A República Dominicana, divide com o Haiti, a ilha Hispaniola, que faz parte do Arquipélago das Grandes Antilhas. Sua capital, Santo Domingo, além das belezas naturais, tem um bairro, a Ciudad Colonial, com construções do século XV e XVI, que foi tombado como patrimônio histórico e cultural da humanidade, pela UNESCO, em 1990! Mais um excelente destino para se programar.

Angel Luis Arambilet Alvarez, autor do livro El Secreto de Neguri, escolhido para representar a Republica Dominicana, nasceu em Santo Domingo, em 16/09/1957, e recebeu o Prêmio Literário Nacional por este romance, em 2006.

Armando Neguri, o protagonista, é um compositor, solteirão de meia idade, que vive sozinho em seu apartamento de luxo, Brisas del Mirador I em Santo Domingo, tocando piano e bebendo vinho. Uma noite, ao perseguir uma barata, encontra uma passagem secreta em baixo da pia da cozinha, e ao decidir explorá-la descobre um mundo improvável, corredores que contornam todos os apartamentos do prédio. E o mais incrível, com equipamentos instalados em vários pontos, de onde se pode observar a intimidade de todos os apartamentos, sem ser visto. Antes de continuar com o enredo, e descobrir o que Neguri pretende fazer com a descoberta, Arambilet, volta ao passado, para sua infância e juventude, a fim de entendermos a solidão e o isolamento em que vive. Filho único de um bem sucedido importador, ficou órfão de pai aos quatros anos, sendo criado de forma rígida por sua mãe, de quem recebeu educação primorosa e individualista, a qual não era permitido nem brincar com outras crianças. Depois de se formar em música, vai estudar na Royal Academy of Music de Londres, e durante esse período, após fazer uns poucos amigos, sofre algumas desilusões, e ao retornar para Santo Domingo, se acomoda em sua solidão e isolamento. A partir da descoberta, a vida de Neguri vai sofrer uma reviravolta, transformando completamente sua monótona existência. A sensação de conhecer todos os segredos dos vizinhos, lhe dá a falsa ilusão de poder, pois descobre que pouco pode fazer com as informações que possui, uma vez que foram obtidas de forma ilícita. E será este dilema, entre o ético e o prazer que esta atividade trouxe a vida de Neguri, que vamos acompanhar, e descobrir o que prevalecerá ao final.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s