Uruguai

Padrão

            img_1657             Embora só tenha vistado o Uruguai uma vez, há muito tempo, tenho as melhores recordações da viagem que fiz por esse país, passando pelas cidades de Montevidéu e Punta del Este. Foi uma viagem curta e light, assim como o romance “Deixa Comigo” do escritor uruguaio, Mario Levrero. escolhido para representar o país, neste projeto.

                       Este foi o primeiro livro de Mario Levrero, a ser publicado no Brasil. Com um texto bem humorado, meio termo entre romance e novela policial, este livro, narrado pelo próprio personagem, conta a história de um escritor, em dificuldades financeiras e existenciais. Seu ultimo romance foi rejeitado pela editora, ele ainda não está totalmente recuperado de um divórcio não muito recente, e questiona inclusive seu talento literário. Nessas circunstâncias, recebe uma proposta tentadora da editora. Ele deverá localizar Juan Pérez, autor de um excelente manuscrito recebido pela editora, mas sem o remetente, aparentemente residindo na pequena cidade de Penúrias, de acordo com o carimbo no envelope. Caso seja bem sucedido, terá seu romance publicado, além de um bom adiantamento referente aos direitos autorais. Apesar de considerar que o trabalho não está à altura de suas qualificações, a proposta é tentadora, principalmente em razão de sua difícil situação financeira e profissional.

                     A maior parte do livro é ambientada em Pénurias, onde o narrador-escritor realiza suas buscas. Durante essa empreitada, ele vive situações inusitadas, na pequena cidade, em meio a tipos curiosos, mas que não ajudam muito nas investigações, o que só faz aumentar o suspense. De forma bastante divertida, numa linguagem simples e direta, o narrador conta sua história de um folego só.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s