COLMAR
A cada nova cidade com a “grife” da Alsácia, que tivemos o prazer de conhecer, a sensação era sempre a mesma, essa é a mais bonita! E mesmo que viesse a conhecer todas, ainda assim, não seria direito escolher somente uma. Com quase 68.000 habitantes, Colmar é bem maior que Eguisheim e Riquewihr, e muito, muito bonita. Tem um boulevard que circunda toda a “vieux” Colmar separando-a da parte nova, que é muita arborizada e cheia de parques!
Depois de dar a volta na cidade, entramos na cidade velha pela Petite Venice, que é um bairro todo cortado por canais, margeado por barezinhos e restaurantes. Pegamos o barquinho e fomos passear pelos canais e ouvir a história contada pelo simpático barqueiro. Segundo ele há mais de 10 anos que ninguém compra nada por ali, porque ninguém quer sair de lá!
Foi em Colmar que nasceu Bartholdi, o artista que criou a Estátua da Liberdade, presente da França aos Estados Unidos. Se você estiver em Colmar em qualquer outro dia, que não uma terça feira(todos os museus são fechados na França), poderá visitar o Musée Bartholdi.
Foi em Colmar, que Voltaire alugou uma casa para um séjour de 02 anos.
Nos divertimos, também, vendo as lojinhas que distribuem os produtos com arte e a criatividade dos artistas desconhecidos.