Emirados Árabes

Padrão

      The Sand Fish      Antecipei minha chegada aos Emirados Árabes, porque o livro encomendado para Ruanda, que era o segundo destino da viagem, ainda não havia chegado. A passagem pelos Emirados Árabes foi marcada por uma experiência inovadora, que foi a primeira leitura em livro digital. Experiência totalmente aprovada, pois mesmo sem abrir mão dos livros de papel, constatei a praticidade dos livros digitais. Principalmente para ajudar a levar adiante este projeto.

           O livro escolhido, The Sand Fish, é o primeiro romance de Maha Gargash, escritora nascida em Dubai, em 1985. A história foi ambientada nos anos 50, antes dos Emirados Arábes conquistarem sua independência em 1971, antes que o boom do petróleo mudasse completamente a economia e cultura da região, e conta a trajetória de Noora.

                            A história se inicia quando Noora, então com 17 anos, tendo perdido a mãe recentemente enfrenta, junto com os irmãos, os problemas ocasionados pela doença do pai que está perdendo a razão. Talvez por morarem isolados nas montanhas, e Noora ser a única mulher entre quatro irmãos, foi criada com mais liberdade pelos pais, deixando que sua personalidade se firmasse. Com a morte da mãe e a doença do pai, o irmão Sager, um ano mais novo que ela, assume toda a responsabilidade da família, como era o costume. Preocupado com o futuro dela, isolada naquelas montanhas, decide vendê-la para um rico mercador de pérolas, bem mais velho que ela, para ser sua terceira esposa, e gerar um filho.

                          Noora é uma garota atrevida e ardente, e mesmo se sentido revoltada com sua condição, consegue pelo seu temperamento, tirar proveito de todos os momentos que vão surgindo, até o limite que lhe impõem a cultura e a sociedade em que vive. A medida, que vai se deparando com as situações e conflitos de sua nova vida, vai aprendendo a lidar com elas, deixando de agir de forma inconsequente até o grand finale, numa cena emocionante, que marca então o seu amadurecimento.

                           O livro traz excelentes informações sobre os costumes, cultura, arquitetura e tradição do país, e foi sem dúvida uma grande oportunidade de conhecer um pouco dessa região, tão fora da nossa rota. E agora é seguir viagem!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s