Recordar é viver, e esta é a principal razão da existência deste blog, fazer os registros das minhas viagens, para que eu possa revivê-las mais adiante. A viagem a Ilha de Fernando de Noronha, que fiz em junho de 2009, foi anterior a criação do blog, e já estava na fila para virar post um dia. Então, Belinha, minha filha, viajou para Noronha, e de tanto trocarmos ideia sobre a ilha, me veio o desejo de revivê-la. Pronto, senti que tinha chegado o momento de minha inesquecível viagem virar post.
A viagem para Noronha, marcou um momento bem especial em nossas vidas, tínhamos acabado de fechar a compra do apartamento dos nossos sonhos, e cheios de euforia com nossa aquisição, fomos desfrutar o paraíso!
Quem é de fato um bom pernambucano, não deixa passar a oportunidade e vai conhecer Fernando de Noronha. O medo, do avião pequeno, desaparece quando vemos o cenário paradisíaco se aproximando pela janela. O que mais me impressionou, foi constatar que nenhuma das fotos maravilhosas que já tinha visto do arquipélago, conseguiu captar completamente a magia do lugar. A realidade supera em muito nossa imaginação.
Assim que chegamos, deixamos a bagagem na pousada e fomos ao centrinho contratar os passeios. Fechamos um tour por toda a ilha para o dia seguinte, pois só assim teríamos uma noção da ilha como um todo, e poderíamos escolher o que fazer depois. No dia seguinte, o jeep que foi nos pegar na pousada, já trazia três casais maravilhosos, que se tornaram nossos amigos e companheiros em toda a estadia em Noronha.
O tour dura o dia todo, e faz diversas paradas, tanto nos mirantes para apreciarmos as paisagens, como nas praias para tomar banho de mar. Paramos na praia da Cacimba do Padre, praia do Sancho, Baia dos porcos, praia do leão.



Visitamos a ilha em junho de 2009, e de lá para cá, foram feitas melhorias no caminho que leva a praia do sancho, e em outros locais. A medida que o tempo passa, algumas restrições vão sendo implementadas em função da preservação ambiental.
Na praia do Leão, observamos a pedra em forma de leão ou cachorro para alguns, mas sobretudo, nos divertimos tirando todas as fotos jacu a que tínhamos direito!
Ao final do dia, a turma toda foi para o Festival Gastronômico na pousada de Zé Maria, que acontece as quartas e sábados. Trata-se de um verdadeiro banquete com diversos pratos, e sobremesas maravilhosas. Vale muito a pena, não só pelo festival em si, mas também para conhecer a pousada.
No dia seguinte, fizemos o passeio de barco a baia dos golfinhos e paramos para um mergulho na praia do sancho com snorkel. Fizemos também o aquasub, que é uma pranchinha puxada por um barco, e vamos manuseando, para mergulhar e voltar a superfície.

Fizemos a caminhada pelo centro histórico da Vila dos Remédios, conhecemos o Projeto Tamar, e trilha até a praia do Leão.
Foi uma viagem inesquecível, infelizmente não pudemos mergulhar na praia do Atalaia, pois tinha chovido muito e o acesso estava prejudicado. Mas, como sempre devemos deixar um motivo para voltar, Atalaia, me aguarde!