Arábia Saudita

Padrão

   Novo destino, grande expectativa, e muita curiosidade para mergulhar em uma nova cultura, principalmente sendo tão diferente de tudo que conhecemos, como é a cultura do mundo árabe. Além de saber quão difícil é o acesso as informações sobre o país e seu modo de vida. E nesse contexto a literatura nos aproxima de forma surpreendente desses lugares longínquos de forma bem acessível. Penso na Arábia Saudita, e no mundo árabe de uma forma geral, com um misto de ansiedade(terroristas) e de indignação(situação de opressão da mulher). Mas por outro lado não podemos esquecer que é a romântica terra das Mil e uma noites, então, aí está um excelente destino a ser desbravado.

Começo então com o romance de estréia de Rajaa Alsanea,  Vida Dupla: um romance sobre o Oriente Médio de Hoje. O livro foi publicado originalmente em árabe, e pela primeira vez no Líbano, em 2005, provocando muita polêmica no mundo árabe, e só pode circular na Arábia Saudita, de forma clandestina. Em 2007, foi publicado a versão em inglês com o título de Girls of Riyadh, cidade onde se passa a história e local de nascimento da autora.

De forma bastante leve e fluida, a autora, através da narrativa em primeira pessoa, descreve a vida de quatro amigas(Michelle, Gamrah, Lamees e Sadeem), jovens e ricas, que vivem em Riad, na Arábia Saudita, usando a internet, por meio de e-mails, através de um grupo de discussão do yahoo. Como se fosse uma novela, a narradora, envia uma vez por semana, um e-mail referente a vida de uma das amigas, que são os capítulos. Estes, se inciam com comentários, poemas, citações, letras de músicas, etc. E assim, ao longo dos anos, os leitores acompanham os conflitos vividos pelas amigas, que buscam se encontrar em meio a uma sociedade conservadora, e machista, vivendo num mundo contraditório, de um lado uma sociedade tradicional ao extremo e repressora, e de outro, uma geração que navega na internet e que trouxe a liberalidade do ocidente, para dentro das burcas e hijabs.  Uma leitura leve, uma forma interessante de conhecer um pouco da intimidade, e da vida social dos sauditas, nos dias atuais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s