Sudão do Sul

IMG_0092Nem é muito demérito não ter muitas informações sobre este país, uma vez que ele existe a pouco tempo, apenas 4 anos, desde julho de 2011. Depois de algumas pesquisas, pude me situar na realidade do país, ou pelo menos, daquela que nos chega através da mídia. E daquilo que pude assimilar por este canal, foi que a conquista da independência, aconteceu depois de uma longa e violenta guerra, iniciada a partir de divergências étnicas e religiosas, entre o atual Sudão do Sul, de maioria cristã e africana, se insurgindo contra o governo do Sudão, centralizado em Cartum, de maioria islâmica e árabe.  Nem bem a independência foi conquistada e já mergulharam em novos conflitos, dessa vez políticos e étnicos, já que os dois maiores grupos do Sudão do Sul, os Dinka e os Nuar, se posicionaram em lados opostos, na disputa política.

Vivendo nessa turbulência, poderia parecer natural não encontrar literatura contemporânea desse jovem país. No entanto, Nyuol Lueth Tong, um sudanês do sul, apaixonado por justiça social e mudanças, e que acredita que a educação pode promovê-las, foi o responsável pela edição do livro “There’s a country”.  Ele entende também, que a literatura, tanto a ficção como a poesia, é a melhor forma de se conhecer profundamente a cultura de um lugar. E assim, num esforço para enriquecer a cultura do pais e mostrá-la ao mundo, selecionou dentre as dezenas de pequenas histórias recebidas de autores sudaneses do sul, aquelas que melhor poderiam sintetizar e esclarecer, o atual momento de ruptura vivido pelo Sudão do Sul. Segundo ele, a visão da guerra, para a maioria deles, tem sido mais familiar do que a paz e a estabilidade.

“There’s a country” , uma coletânea das oito histórias de autores sudaneses do sul selecionadas e editadas por Nyuol Lueth Tong, tornou-se assim a primeira ficção da literatura do novo país. As histórias são escritas numa linguagem simples, de leitura fácil e agradável.

Um comentário sobre “Sudão do Sul

  1. Pingback: Sudão | ScrapBook

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.